Nina Auras - Como Romeu e Julieta


"Nina diz que tem a pele cor da neve
E dois olhinhos negros como o breu
Nina diz que, embora nova
Por amores já chorou que nem viúva
Mas acabou, esqueceu, (...)
Nina diz que fez meu mapa
E no céu o meu destino rapta
O seu."
(Chico Buarque)


Nina, Auras, catorze anos, adoraria ser encantadora e misteriosa como a Nina de Chico.
Mas ela é apenas a Nina vivida. Nina que ama dias de chuva, o barulho do vento na janela do seu quarto, o frio, ler livros debaixo do cobertor, chocolates quentes e sair com os amigos quando faz sol.
Nina que pratica sotaque britânico enquanto lê seu livro predileto, O Morro dos Ventos Uivantes, que fica cantarolando Caetano Veloso pelos cantos, e que, na sua imaginação, é tão íntima com José Saramago que até o chama de Tio Zezé. Essa menina meio perdida, louca, redundante, que é Catarinense e mora em Florianópolis. Nina que está tentando se descrever, e não sabe como fazer - prazer.

"O medo se alastrava como fogo no álcool. Em 7 de outubro, os Sonderkommandos judeus, prisioneiros que haviam sido selecionados para trabalhar como operários nas câmeras de gás, organizaram uma revolta no campo de concentração Auschwitz-Birkenau. Os 250 prisioneiros revoltosos foram capturados  e imediatamente executados.
Mas Adam, um deles, conseguiu fugir. Acabou encontrando a ajuda que precisava em Julia Leinster, jovem filha de um comerciante cercada de dúvidas, problemas e doenças que o encontra no meio da noite e  abriga em segredo.
Só que todos sabemos que os segredos não duram para sempre...

Nenhum comentário: