Eliane Debus

Eliane Debus nasceu em Sombrio, Santa Catarina, Mestre em Literatura Brasileira (UFSC) e Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS), é professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.
Pesquisadora de literatura infantil e juvenil tem publicados livros teóricos sobre o tema, entre eles Monteiro Lobato eo Leitor, esse conhecido(UFSC, UNIVALI, 2004) e Festança de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (Paulus, 2006). 

Este  livro busca vivificar uma manifestação cultural de origem popular que aos poucos  foi esquecida por aqueles que a praticavam ou, por outro lado, por muitos desconhecida: o Pão-por-Deus.
O pão-por Deus une, sua confecção, duas artes: a palavra escrita e a construção plástica em papel: o pequeno poema de quatro versos é escrito sobre um coração de papel, recortado ou desenhado, artisticamente confeccionado.
                                                         Ilustrações: Márcia Cardeal
                                                                   Copiart, 2011
Esta prática de origem portuguesa e que remonta o século XVII, provavelmente chegou ao Brasil na bagagem dos açorianos que por aqui aportarem. 
No Brasil, em especial no litoral catarinense, o Pão-por Deus sofreu transformações e começou a ser adotado com fins variados: recados de amizades, declarações amorosas, pedidos de casamento e adquiriu o formato exclusivo de coração.

Nenhum comentário: